Tradutor

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O Pássaro Trovão

 

O Pássaro Trovão é uma criatura lendária na história e cultura de certos povos indígenas da América do Norte. É considerado um pássaro sobrenatural de poder e força. É especialmente importante, e frequentemente representado, na arte, canções e histórias orais de muitas culturas e é encontrado em várias formas entre os povos do sudoeste americano, Grandes Lagos, e Grandes Planícies.Os índios do noroeste diziam que o Pássaro Trovão acompanhava trovoadas e relâmpagos saiam de seus olhos. Os índios Miami chamou-os de Piasa, ou "devorador de homens"e acreditavam que os pássaros exigiam sacrifícios ou eles iriam atacar toda uma comunidade.

 

Pássaros Trovão também foram vistos como uma espécie de espírito de energia positiva. Os índios Ojibwa do Lago Superior diziam que um Pássaro Trovão lutou com Mishipishu, uma cobra monstro do lago. O Pássaro Trovão ganhou a batalha e como ele tomou a serpente em suas garras, um trovão e uma iluminação marcou o evento. Os Iroquois, no entanto, viam o Pássaro Trovão como o guardião do fogo. Os Iroquois também tinha um Pássaro Trovão chamado Oshadagea, ou Águia Orvalho, e quando os espíritos do fogo do mal atacaram a terra, a Águia voava sobre as chamas, e o orvalho de suas asas acalmavam as chamas e faziam a terra fértil novamente.

Em tempos mais recentes, um Homem Medicina Sioux, John Lame Deer disse que acreditava que o Pássaro Trovão tinha ido para as partes mais distantes da terra, infeliz com a suja e impura civilização dos brancos. Os Sioux chamavam - os de Wakinyan Tanka. 

Lame Deer descreve-os como criaturas cujas vozes é o trovão e os pequenos burburinhos do trovão são as vozes de seus filhos e a batida de suas asas enormes causa o trovão e agita os ventos.

 

Em muitas culturas indígenas da América do Norte, o Pássaro Trovão carrega muitas das mesmas características. É descrito como um grande pássaro, capaz de criar tempestades e trovões enquanto ele voa. Nuvens são reunidas por suas batidas de asas, o som do trovão é feita por suas asas batendo , relâmpagos saem de seus olhos, e raios individuais são feitos por cobras que ele carrega em suas garras brilhando. Dependendo da tradição cultural, o Pássaro Trovão é tanto uma entidade singular ou uma espécie. Em ambos os casos, é inteligente, poderoso e irado.

Nas histórias do povo Nuu-chah-nulth, foi dito que ele residia no topo de uma montanha, e era servo do Grande Espírito. 

Entre os Winnebagos, diz-se que um homem que tem uma visão de um Pássaro Trovão durante um jejum solitário vai se tornar um chefe de guerra.

O Anishinaabe, parte do Conselho de três fogos, tem muitas histórias sobre o Pássaro Trovão. Durante a Dança do Sol, um ninho é colocado perto do topo da árvore da vida. Os dançarinos muitas vezes enfrentam o ninho enquanto dançam, e as suas mãos e os braços para cima para alcançar o ninho.

 

Várias civilizações usaram histórias culturalmente relevantes para ensinar seu povo a importância da comunidade e respeitar o poder da natureza. Quase todas as culturas falam da noção comum das alterações que a vida muitas vezes traz e serve como um lembrete de que a mudança é inevitável. Tradicionalmente, os anciãos tribais ensinar as gerações mais jovens como navegar através das lutas emocionais da vida, dando uma explicação ou uma visão sobre o propósito do medo e suas lutas com a mudança. O Pássaro Trovão é visto como um agente de mudança que ajuda a determinar o comportamento dentro da dinâmica da família e da comunidade. Estas Estas histórias são uma maneira de se relacionar com as pessoas para o mundo natural, usando representações metafóricas.

 

 

 

3 comentários: