Tradutor

sábado, 17 de outubro de 2015

O Grande Espírito


O Grande Espírito é o ser supremo e principal divindade de índios nativos americanos. O Grande Espírito é o ser sobrenatural concebido como o perfeito criador poderoso e governante do universo. O Ser Supremo é muitas vezes definido simplesmente como "Deus" em crenças ocidentais e é usado com esse significado por muitas outras religiões e para se referir a diferentes divindades.





O Grande Espírito - Cultura Indígena Americana & Sistemas de Crenças



Culturas nativas americanas foram caracterizados por uma relação íntima com a natureza. O Grande Espírito foi percebido como o poder divino que criou o mundo. As crenças religiosas e práticas das tribos indígenas nativas incluí o Xamanismo, Animismo, Totemismo, Fetichismo e seus rituais e cerimônias liderados por um Shaman, centrados em torno de caça e animais. O credo ou doutrina desses sistemas de crenças declarou que os espíritos inteligentes habitam todos os objetos naturais e cada objeto é controlado pelo seu próprio espírito independente. Espíritos habitam os céus, estrelas, sol, lua, rios, lagos, montanhas, florestas, os animais, insetos, peixes, pedras, flores e pássaros. Alguns espíritos são bons e ajudam os homens que lhes agradam ao passo que outros espíritos são ruins e susceptíveis de destruir e fazer estragos nas pessoas e nas tribos. Animais de Poder, são apontados como poderosas manifestações do sobrenatural, incluindo aquelas vistas em sonhos ou visão. Espíritos menores que habitam pedras e plantas e vistos como "ajudantes espirituais ".




O Conceito do Grande Espírito


Os conceitos dos indígenas nativos sobre o Grande Espírito varia de tribo para tribo que se referem ao Ser Supremo por uma variedade de nomes diferentes. Algumas de suas crenças sobre o Grande Espírito são derivados de ambas as tradições patriarcais e matriarcais. Os Lakota Sioux acreditam que o Grande Espírito é uma amálgama de um deus Pai do céu dominante e da Mãe Terra. O Grande Espírito é visto tanto como um macho e fêmea, seres separados, mas parte de uma entidade divina. Outras tribos referem-se ao Grande Espírito como "Pai", "Old Man" ou "Avô" e nestas culturas, o Grande Espírito é percebido como um homem, ou um animal, com o pensamento humano e da fala.


O Grande Espírito - Nomes Tribais para o Ser Supremo


As diferenças entre as crenças ligadas ao Grande Espírito são demonstradas pela variedade de diferentes nomes dados por tribos em referência ao Ser Supremo:
O nome mais genérico atribuído ao Grande Espírito é o Grande Mistério ou o Ser Supremo.
O nome Sioux para o Grande Espírito é 'Wakan Tanka' que se traduz como o Grande Mistério e referido como a "Grande Incompreensibilidade" Os Sioux acreditavam que cada objeto era espírito, ou "wakan."

O nome Shoshone para o Grande Espírito é "Tam Apo", que significa "Pai Nosso".
O nome Chickasaw para o Grande Espírito é "Ababinili."

Muitas tribos de língua Algonquian das Grandes Planícies, como o Ojibwe, consulta o Grande Espírito como "Gitchi Manitou."

O nome Blackfoot para o Ser Supremo é "Apistotoke."

O nome Arapaho para o Ser Supremo é "Chebbeniathan."

O nome Abenaki para o Ser Supremo é "GICI Niwaskw."

O nome Huron para o Ser Supremo é "Ha-Wen-Neyu."

O nome Cheyenne para o Ser Supremo é "Maheo.


Oração ao Grande Espírito


" Oh, Grande Espírito, cuja voz eu ouço no vento, cuja respiração dá vida a todo o mundo. Ouça-me; Eu preciso de sua força e sabedoria. Deixe-me andar em beleza, e fazer meus olhos sempre contemplar o pôr do sol vermelho e roxo. Faça que minhas mãos respeitem as coisas que você fez e meus ouvidos afiados para ouvir a sua voz faz-me sábio para que eu possa entender as coisas que você ensinou ao meu povo.
Ajude-me a manter a calma e ser forte em face de tudo o que vem em minha direção. Deixe-me aprender as lições que você tem escondido em cada folha e pedra. Ajude-me a procurar pensamentos puros e agir com a intenção de ajudar os outros. Ajude-me a encontrar compaixão, sem empatia me oprimindo. Eu procuro a força, para não ser maior do que o meu irmão, mas para lutar contra meu maior inimigo - eu mesmo. Faça-me sempre pronto para vir até você com as mãos limpas e os olhos retos. Então, quando a vida se desvanece, como o pôr do sol sumindo, o meu espírito pode vir a você sem vergonha. "




Nenhum comentário:

Postar um comentário