Tradutor

quarta-feira, 10 de junho de 2015

R. Carlos Nakai - Flautista Nativo Americano


Biografia 

Ray Carlos Nakai nasceu em Flagstaff, Arizona em 16 de abril 1946 e agora reside em Tucson, Arizona. Ele começou sua carreira musical como um calouro na Northern Arizona University a estudar instrumentos de sopro e tocando na banda NAU. Em seu segundo ano, ele se alistou na Marinha dos EUA com a esperança de eventualmente tocar na banda de Forças Armadas. Ele passou os testes altamente competitivos para a Escola Militar de Música e era 28 na lista de espera para a admissão. Tocando com a Banda das Forças Armadas tornou-se impossível, no entanto, porque um acidente de carro danificou sua boca, o que tornou impossível para produzir a embocadura correta para continuar a tocar instrumentos de bronze. Pouco depois deste acidente, ele foi presenteado com um presente uma tradicional flauta de cedro nativa americana e desafiado a dominar o instrumento.



Nakai disse que a maior parte de sua inspiração vem das expressões de comunidades indígenas e de seu desejo de preservar sua própria herança do nativo americano. Além disso, ele gosta de misturar sua música nativa com a de outras culturas, ajudando assim a preservar a sua herança também. Para esse fim, ele tem colaborado com um conjunto japonês popular, com o violoncelista israelense da Orquestra de Filadélfia Udi Bar-David, e muitos outros. Ele já trabalhou com o compositor americano Philip Glass, o flautista tibetano Nawang Khechog e o flautista Paul Horn. Uma colaboração em 2005 com o mestre da guitarra havaiana Keola Beamer fundindo duas formas culturais americanas indígenas muito diferentes que resultou no álbum Nossa Amada Terra. Ele expressou sua filosofia e pontos de vista da cultura indígena americana no mundo moderno em uma entrevista com Native Digest.
A Biblioteca do Congresso tem mais de 30 de suas gravações preservadas no Centro de Folclore Americano.
Seus álbuns Espírito da Terra e Canyon Trilogy são os únicos álbuns nativos americanos a ser certificado com ouro e platina, respectivamente, pela RIAA.
Nakai desenvolveu um sistema de notação de tablatura (vulgarmente conhecido como Nakai tablatura) que poderia ser usado em uma ampla variedade de chaves de flauta e afinações. Ele publicou isso em A Arte da Flauta do Nativo Americano (1996) com James Demars, Ken Luz e David P. McAllester. Isto proporcionou recursos e suporte para outros músicos tocando a flauta do nativo americano.
Em 2005, ele foi introduzido no Arizona Music e Entretenimento Hall of Fame. Ele foi agraciado com Prêmio de Artes do Governador do Arizona em 1992. Ele recebeu um doutorado honorário da Northern Arizona University em 1994 e o NAUAA Dwight Patterson ( 1934) Aluno do Ano em 2001. Nakai obteve o grau de mestre em estudos indianos americanos da Universidade de Arizona.




Site: http://www.rcarlosnakai.com/





Abaixo você pode visualizar alguns dos trabalhos de R. Carlos Nakai, assista aos video clipes.




R. Carlos Nakai - Canyon Trilogy






R. Carlos Nakai - Earth Spirit







R. Carlos Nakai - Canyon Reverie







R. Carlos Nakai - On Eagle's Wings







R. Carlos Nakai & Peter Kater - The West







Peter Kater & R. Carlos Nakai - Themes from EARTH & SURRENDER







Four Sacred Mountains (R. Carlos Nakai - Song For The Morning Star)






R. Carlos Nakai, William Eaton & Will Clipman - Prelude to the Storm







R. Carlos Nakai - Dreamscapes Canyon People







R. Carlos Nakai - "Sanctuary" (selected album tracks)


Nenhum comentário:

Postar um comentário