Tradutor

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Música Nativa Americana

Música Americana Nativa é a música que é usada, criada ou realizada por nativos americanos nos Estados Unidos e pessoas das Primeiras Nações do Canadá, música especificamente tradicional tribal. Além da música tradicional dos grupos nativos americanos, não existem agora gêneros pan-tribais e inter-tribais, bem como sub gêneros americanos nativos distintos de música popular, incluindo: rock, blues, hip hop, clássica, música de cinema, e reggae, bem como estilos mais populares únicas, como waila.













Características 

Cantando e Percussão são os aspectos mais importantes da música tradicional do nativo americano. Vocalização assume muitas formas, que vão desde a solo e música coral a responsorial, uníssono e cantando várias partes. 

Percussão, especialmente tambores e chocalhos, são acompanhamentos comuns para manter o ritmo constante para os cantores, que geralmente usam sua língua nativa ou não-lexicais (sílabas sem sentido). 

A música tradicional geralmente começa com batidas lentas e constantes que crescem gradualmente mais rápida e enfática, enquanto vários floreios como tambor e chocalho vibrações, gritos e padrões acentuados adicionam variedades de sinal e mudanças no desempenho de cantores e dançarinos.



Textos de Canções e Fontes


Textos de canções americanas nativas incluem ambas as peças públicas e canções secretas, disse ser "antigo e imutável", que são utilizados apenas para fins sagrados e cerimoniais. Há também canções sagradas públicas, bem como discursos rituais que às vezes são percebidos como musical por causa de seu uso de ritmo e melodia. Esses discursos rituais frequentemente descrevem diretamente os acontecimentos de uma cerimônia, e as razões e ramificações da noite.


Vocábulos, ou sílabas sem sentido léxico, são uma parte comum de muitos tipos de canções nativas americanas. Eles freqüentemente marcam o início e o final de frases, seções ou as próprias canções. Muitas vezes canções fazem uso freqüente de vocábulos e outros elementos intraduzíveis. Canções que são traduzíveis incluem canções históricas, como o Navajo Shi naasha, que celebra o fim do Navajo internamento em Fort Sumner, New Mexico em 1868. canções de bandeiras tribais e hinos nacionais também são uma parte importante do corpus musical nativo americano , e é um bom começo freqüente a cerimônias públicas, especialmente pow wows. música nativa americana também inclui uma variedade de músicas de corte, dançando canções e músicas populares americanas ou canadenses como Amazing Grace, Jambalaya e Time Sugar. Muitas canções a celebrar a colheita, época de plantio ou outros momentos importantes do ano.




O Uso da Flauta Nativa Americana



A flauta nativa americana alcançou um certo grau de fama por seu som característico, usado em uma variedade de gravações da New Age e World Music. A sua música foi usada no namoro, cura, meditação e rituais espirituais.

O final da década de 1960 viu um revival raízes centrado em torno da flauta, com uma nova onda de flautistas e artesãos como Doc Tate Nevaquaya e Carl Deer. Flautistas notáveis ​​e premiados do nativo americano incluem: Mary Youngblood, Kevin Locke, Charles Littleleaf, Jay Red Eagle, Robert Tree Cody, Robert Mirabal, Joseph Firecrow, Jeff Ball and Terry Lee Whetstone. Tommy Wildcat é um flautista contemporâneo, que faz flautas de cana-rio tradicionais Cherokee. De especial importância é R. Carlos Nakai, que alcançou o status de disco de ouro e credibilidade mainstream por sua mistura de flauta com outros estilos contemporâneos.
A flauta indígena americana é a única flauta no mundo construído com duas câmaras de ar - há uma parede no interior da flauta entre o topo (lento) e câmara de ar da câmara de fundo que tem o apito e buracos. A câmara superior, também serve como um ressonador secundário, o que dá a flauta seu som distintivo. Há um orifício na parte inferior da câmara de ar "lenta" e (geralmente) um buraco quadrado no topo da câmara de soprar. Um bloco (ou "ave") com um espaçador está ligada no topo da estria para formar uma corrente de ar fina, plana para o orifício de assobio (ou "janela"). Alguns flautas mais modernos usam um rebaixo ou em bloco ou a flauta para eliminar a necessidade de um espaçador.
A flauta "tradicional" do nativo americano foi construída utilizando as medições com base no corpo - o comprimento da estria seria a distância a partir da axila de pulso, o comprimento da câmara de ar superior seria um punho de largura, a distância do apito para o primeiro furo também um punho de largura, a distância entre os furos seria um polegar de largura, e a distância a partir do último furo para a extremidade seria geralmente um punho de largura. Ao contrário de música ocidental, a música tradicional americana não tinha nenhuma referência a afinação padrão, tais como A440, assim flautas não foram padronizadas assim.
Flautas modernas nativos americanas são geralmente sintonizadas para uma variação da escala pentatônica menor, o que dá ao instrumento seu som melancólico distintivo.
Recentemente alguns fabricantes começaram a experimentar com diferentes escalas, dando aos músicos novas opções melódicas. Além disso, flautas modernas são geralmente sintonizadas em chaves de concerto (como A ou D) para que elas possam ser facilmente tocadas com outros instrumentos. As chaves de raiz de flautas nativas americanas modernas abrangem uma gama de cerca de três e meia oitavas, de C2 a A5.
Flautas nativas americanas mais comumentes têm 5 ou 6 furos, mas instrumentos podem ter buracos para sete (incluindo um buraco do polegar). Vários fabricantes utilizam diferentes escalas e dedilhados para suas flautas.
Algumas flautas modernas do nativo americano são chamadas de "drones" flautas, e são duas (ou mais) flautas construídas em conjunto. Geralmente, a câmara sem furos toca uma nota fixa que a outra flauta pode tocar contra em harmonia.




Tambores Nativos Americanos


De grande influência e importância são tambores indígenas americanos. Diferentes tribos têm diferentes tradições sobre seus tambores e como tocá-los. Para maioria dança ou tambores tipo pow wow, a construção básica é muito semelhante na maioria das tribos: A moldura de madeira ou um tronco esculpido e esburacada, com camurça couro cru ou pele de alce estendeu através da abertura por tendões.

 Tradicionalmente tambores indígenas americanos são grandes, dois a três pés de diâmetro, e eles são tocados em comunidades por grupos de cantores que se sentam ao seu redor em um círculo. Para os tambores menores mão de um só lado, uma moldura mais fina ou shell é usado, e uma superfície de couro cru é amarrada em apenas um lado, com efeito de renda através do outro. 

Outros tipos incluem dois estilos básicos de tambores de água: o tipo Iroquois e o tipo Yaqui. O tambor de água Iroquois é um pequeno recipiente de madeira em forma de taça, com água dentro dele, e uma pele curtida umedecida esticada através da abertura superior; a umidade e aperto das curtidas mudanças hide produzem em campo como o tambor de água é tocado ao longo do tempo. O tipo Yaqui de tambor de água é realmente uma meia cabaça, de tamanho grande, que flutua em uma banheira de água como uma bolha na superfície; a superfície arredondada exterior da cabaça é golpeado com uma baqueta, e as vibrações são amplificadas usando a banheira de água como um ressonador.
Outro tipo de tambor chamado um tambor de pé foram encontrados em vários sítios arqueológicos do sudoeste e centro-californiano nativo americano, ou formalmente habitada, pelos Miwok, Maidu, Astecas, e Hopi tribos indígenas. Esses tambores eram registros muitas vezes em semicírculo corte transversal ocos colocadas sobre madeira cobertas em ressonância boxes posicionados de acordo com o costume em kivas ou casas de dança. Os tambores do pé foram tocados por pisar em cima do tronco oco com pólos da estrutura utilizada para firmar.












Alguns Exemplos da Música Nativa Americana



Pow Wow







Sioux War Dance







Cheyenne War Dance







Flauta Nativa Americana & Guitarra Acústica








Flauta Nativa Americana & Tambor Xamânico



Nenhum comentário:

Postar um comentário